Bancos de Capacitores vs Fator de Potência

Bancos de Capacitores vs Fator de Potência

Bancos de Capacitores vs Fator de Potência

No Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL estabelece que o fator de potência nas unidades consumidoras deve ser superior a 0,92 capacitivo durante 6 horas da madrugada e 0,92 indutivo durante as outras 18 horas do dia. Esse limite é determinado pelo Artigo nº 95 da Resolução ANEEL nº414 de 09 de setembro de 2010, e quem descumpre está sujeito a uma espécie de multa que leva em conta o fator de potência medido e a energia consumida ao longo de um mês.

A mesma resolução estabelece que a exigência de medição do fator de potência pelas concessionárias é obrigatória para unidades consumidoras do Grupo A (supridas com mais de 2300 V) e facultativa para unidades consumidoras do Grupo B (abaixo de 2300 V, como prédios comerciais, estruturas comerciais, residências em geral, entre outros). A cobrança para o Grupo B, na prática, raramente ocorre, pois demandaria a instalação de medidores de energia reativa em cada uma das unidades consumidoras, o que ainda não compensa financeiramente.

Caso você tenha problemas com o fator de potência, seja necessário a instalação de banco de capacitores em suas instalações.

Agende agora mesmo uma visita técnica.

Se gostaria de saber um pouco mais sobre Fator de Potência, acesse o link https://pt.wikipedia.org/wiki/Fator_de_pot%C3%AAncia e veja um pouco mais de teoria.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fator_de_pot%C3%AAncia

About the Author

Leave a Reply